"Se é pra viver mal, que seja do meu jeito" AS 9 MELHORES FRASES DO...

@THIAGOSALOMAO
Thiago Salomão@THIAGOSALOMAO
7 views May 26, 2025 ~2 min read
Advertisement
1
"Se é pra viver mal, que seja do meu jeito"

AS 9 MELHORES FRASES DO CLÓVIS DE BARROS FILHO NO @mmakersoficial

Segue o fio 🧵
2
1. “Torna-te quem tu és.”

📍 Ao explicar o conceito do ‘daimon’, inspirado em Sócrates e na tradição filosófica grega.

“Você já é, em essência. A pergunta é: vai viver de acordo com isso ou vai virar uma cópia mal feita da vida de outro?”
3
2. “Se é pra viver mal, que seja do meu jeito.”

📍 Ao defender que mesmo o sofrimento tem mais dignidade quando vivemos alinhados com nossa essência.

“Haverá fracassos, lutos, decepções… então já que vai doer, que seja tentando viver a vida que é sua, e não a que escolheram pra você.”
4
3. “Não abra mão tão fácil da sua soberania existencial.”

📍 Falando sobre como a sociedade nos empurra para protocolos de vida prontos.

“A vida ideal virou uma ideologia. E como toda dominação ideológica, se impõe pela obviedade. Mas de óbvio, não tem nada.”
5
4. “A felicidade virou um troféu — e os caminhos até ela estão em disputa.”

📍 Ao criticar a indústria de promessas de felicidade.

“Se eu sou dono de uma igreja, vinculo a felicidade à fé. Se sou dono de academia, aos gominhos. Se sou dono de hotel, ao turismo. Todo mundo tenta vender o caminho.”
6
5. “Não gosto de tomar banho. Não gosto de andar de avião. Banho no avião é a reunião do demônio.”

📍 Comentando ironicamente sobre a fetichização de luxo e status.

“Não tente me convencer que pra ser feliz eu preciso tomar banho numa aeronave. Isso é propaganda, não verdade.”
7
6. “O resto é preguiça ou covardia.”

📍 Trecho do famoso vídeo do Brio, que o próprio professor reafirma com orgulho.

“Se você sabe o que tem que ser feito e não faz, ou é falta de vontade ou falta de coragem. Não tem terceira opção.”
8
7. “A meta é o futuro. Mas o futuro é um dos dois maiores males, segundo os estoicos.”

📍 Ao criticar o excesso de foco em metas no mundo corporativo, citando Marco Aurélio.
9
8. “Filosofia é o que me permite gozar a vida — e eu já estou gozando desde que virei professor.”

📍 Ao responder por que não pretende se aposentar nem ‘ir curtir a vida’.

“Não preciso de Cancún. Já estou vivendo o melhor da vida fazendo o que faz sentido pra mim.”
10
9. “O problema não é o seu filho querer estudar História. O problema é você achar que isso é um erro.”

📍 Relatando um diálogo com um empresário do agronegócio que não aceitava o desejo do filho.

“Talvez quatro ou cinco bons livros façam mais sentido pra ele do que todas as piscinas da sua casa.”
11
🧠 Frase bônus:

“A sociedade vence sempre. Mas você ainda pode levar o ‘protocolo da vez’ pra casa e pensar com calma se vai aceitar ou não.”
12
Link do episódio completo no Youtube (também está nas plataformas de podcast):

youtu.be/wAbldc2foEs?si…
Actions
What You Can Do
  • Export as PDF or Markdown
  • Batch Export to Notion
  • Bookmark & Highlight
  • LinkedIn & Instagram Carousel Maker
Create Free Account

Includes 7-day Premium trial

Advertisement