Hi,👋 we have updated the app and fixed multiple bugs. We are lacking funds, request to free user not to use Adblock. Ads are non intrusive. 😊

@leitorpsique: DESPERDICEI MEUS 20 ANOS. ENTÃ...

@leitorpsique
9 views Jun 26, 2026
Advertisement
1
DESPERDICEI MEUS 20 ANOS. ENTÃO RECONSTRUÍ DO ZERO AOS 36. Aqui está o manual que ninguém me deu:

1. Arrume um "emprego ponte" que pague as contas.
2
Estava superqualificado para o emprego que aceitei. Não me importei. Pagava o aluguel enquanto eu desenvolvia novas habilidades sem pânico. O orgulho mantém as pessoas na miséria durante reconstruções. Pegue o emprego "menor". Junte dinheiro. Compre tempo para você.
3
2. Mude-se se puder.
Deixei a cidade onde todo mundo conhecia o eu antigo. Você não consegue se tornar alguém novo onde todos lembram quem você era. Se mudar não for possível, mude as rotas, a academia, o café. Lugares novos desativam padrões antigos.
4
3. Substitua o primeiro gesto da manhã por algo físico.
Por anos peguei o celular antes de os pés tocarem o chão. Agora é água e dez flexões primeiro. A primeira coisa que você toca de manhã define quem está no controle do dia.
5
4. Pare de preencher todo minuto vazio.
Comecei a deixar o celular no bolso durante filas e momentos de espera. Parece bobo, mas foi aí que percebi quantas vezes eu evitava ficar sozinho com os próprios pensamentos. Algumas das minhas melhores ideias apareceram nesses intervalos.
6
5. Construa uma pequena vitória que você não consiga falhar.
Arrume a cama. Caminhe dez minutos. Beba água. Quando tudo parece grande demais, você não precisa de motivação, precisa de prova de que consegue cumprir uma promessa. Pequenas promessas cumpridas fortalecem a confiança.
7
6. Aprenda uma habilidade vendável de forma obsessiva por 90 dias.
Não o que te interessa. O que o mercado paga. Escolhi criar conteúdo e fui fundo. Monetizei no dia 108. Você não tem tempo para "encontrar sua paixão." Aprenda o que paga. Domine.
8
7. Encontre provas de que pessoas reconstruíram mais tarde do que você.
Aos 36 senti que o trem tinha partido. Então comecei a colecionar histórias de pessoas que começaram aos 40, 50. O sentimento de "já é tarde demais" é um mentiroso sem provas. Vá atrás das contra-evidências.
9
8. Acompanhe três métricas semanalmente.
Dinheiro poupado. Habilidades praticadas. Padrões antigos evitados. Usava uma planilha todo domingo. Quando as emoções diziam que nada estava mudando, os números provavam o contrário. Dados vencem a dúvida.
10
9. Mantenha uma pasta das suas pequenas vitórias.
Toda vez que algo funcionar, tire um print ou anote. Quando a dúvida bater — e vai bater — você abre a pasta e argumenta com fatos. Evidência vence motivação quando a motivação some.
11
10. Estabeleça um prazo fixo.
Me dei 18 meses para tornar o copywriting sustentável ou voltar a um emprego. Metas em aberto permitem preparo infinito. Escolha uma data. Trabalhe de trás para frente. A pressão vira combustível quando tem um alvo.
12
11. Construa em público ou em privado, mas escolha um.
Fui completamente privado. Sem atualizações, só trabalho. Documentar pela metade para buscar validação rouba o foco que você precisa para construir. Escolha e comprometa-se.
13
Segui esses 11 passos e eles funcionaram de verdade.

E ao longo do caminho percebi uma coisa: toda noite, uma voz dizia que era tarde demais pra mim, que eu tinha perdido meu tempo.

Eu via no papel que estava melhorando. E mesmo assim, no dia que o cansaço batia, acreditava na voz de novo.

Aprender o que fazer foi a parte fácil. O difícil foi entender por que a gente sabota o próprio progresso mesmo vendo que dá certo.

O Manual da Mente foi escrito pra explicar isso.♟️

omanualdamente.netlify.app
Actions
Visual Editor Carousel Maker NEW
Update Thread
What You Can Do
  • Download as PDF
  • Save to Notion
  • Export as Markdown
  • Visual Editor
  • LinkedIn & Instagram Carousel Maker
Create Free Account